terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Es ist Weihnachten!

Depois de um longo período novamente sem escrever... estou de volta! E como o período é de reflexão, vamos lá...



Este ano tivemos um natal completamente diferente de todos os outros da minha vida. Primeira grande mudança: natal no inverno. Na verdade, esta mudança não foi a mais significativa, mas é bastante interessante. Pela primeira vez os símbolos natalinos começam a fazer algum sentido para mim. Papai Noel com roupa de frio, pinheiro de natal, muitas velas, renas, neve...

Apesar de os símbolos fazerem mais sentido, falta a alegria que o verão traz às pessoas. No inverno todos ficam mais recolhidos, mais contidos. Não sei, pode ser também uma questão cultural, e não somente de clima. Mas não consegui perceber por aqui aquela hospitalidade e generosidade de felicitar o vizinho, o caixa do supermercado ou até mesmo um estranho que passa na rua.


Tava frio... Mas pelo menos acima de zero!

A segunda grande mudança foi: o que fazer no natal. Toda minha vida meu natal foi sempre igual, independente da minha vontade: meia noite com a minha mãe (independente de onde fosse) e o dia com o meu pai (em Charqueadas, só pra variar). Sempre!!! Aqui essa regra não existia. O que foi bom, pois decidimos por conta própria o que fazer e meio aterrorizante no início, pois não teriamos uma ceia, com peru, farofa, arroz a grega... essas comidinhas típicas de natal.

Começamos a buscar na internet alternativas para o natal e encontramos Praga, capital da República Tcheca, também conhecida como a Pérola do Oriente. E foi uma excelente escolha! Eu não podia imaginar que a cidade estaria tão cheia de turistas e tão movimentada nessa data. Principalmente o comércio, pois acho que já me acostumei com os enxutos horários de compras por aqui. Supermercados e lojas costuma ficar abertos até as 20hs e domingos e feriados nem sinal de vida!

Por muitos anos a cidade permaneceu um lugar pouco visitado, pois a República Tcheca fazia parte do bloco comunista, liderado pela União Soviética. Ou seja, um local pouco receptivo e atrativo ao turismo. Com a queda do comunismo, a coisa mudou e hoje Praga é apreciada por milhares turistas todos os anos.

Chegamos no hotel na véspera de natal, sem nada programado para o que faríamos a meia noite. Então decidimos simplesmente pegar um mapa e sair, sem compromisso, apenas seguindo o "fluxo". Pegamos o metrô e decemos no centro da cidade, que não era muito longe do hotel, apenas 3 estações. Logo em seguida encontramos o centro da cidade velha, onde estava montada uma grande árvore de natal e um presépio. as pessoas chegavam a fazer fila para tirar fotos com o presépio!

Praça da Cidade Velha na Véspera de Natal

Antigamente a função desta praça era de mercado da cidade e hoje é possível encontrar muitos restaurantes, cafés e alguns dos pontos turísticos importantes como o relógio astrológico, a antiga prefeitura, a Catedral de Nossa Senhora de Týn e a Igreja de São Nicolau. Tudo é tão pertinho nessa cidade que às vezes se tem a impressão de não ter visto tudo e que, pelo mapa, as coisas estão muito mais longes.

No dia seguinte fizemos um city tur de ônibus e com áudio, para conhecermos um pouquinho da cidade. Além disso, fomos ao castelo de Praga, que está do outro lado do rio Vltava, que é imenso, parece até uma pequena vila. Ao contrário do que se pensa, o castelo são pérdios em diferentes estilos e que hoje abrigam muitos museus, com os mais variados temas. Até um museu do briquendo com exposição da Barbie nós encontramos. É dentro do castelo que está localizada a Catedral de São Vito. Por estar localizado no alto de uma colina, a vista é espetacular.

Vista do Castelo de Praga, lá em cima da colina...

Uma das obras que mais me surpreendeu foi a casa torta, uma obra do arquiteto Frank Gehry. A casa levou anos para ser projetada e executada, pois foi toda feita por encomenda, cada andar. Imagina o quanto não se gastou. Além disso, existe uma estrutura em vidro evocando a silhueta dançante de um casal.

A Casa que Dança - Pena que estava fechada...

A cidade é realmente maravilhosa e possui encantos em cada esquina. Os pontos turísticos mais importantes, além dos mencionados acima são: a Torre da Pólvora, a ponte Carlos, o bairro Judeu e muitos e muitos jardins. Por essa razão queremos voltar no verão. De acordo com o audio guide as tulipas foram cultivadas primeiro aqui, antes de serem exportadas para a Holanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário