quarta-feira, 17 de junho de 2009

Geléia de Cereja

Semana passada ganhamos uma enorme cesta de cerejas da Ana, uma amiga do curso de alemão. Cerejas lindinhas e sem agrotóxico. Uma delícia! Eram duas qualidades de frutas, as cerejas vermelhinhas grandes, e aquelas mais escurinhas bem pequenas.

Comemos cereja até não aguentar mais, até que as frutas começaram a estragar.

Resolvi então fazer uma geléia que, por sinal, ficou uma delícia. Assim evitei o desperdício e ainda por cima comeremos uma geléia deliciosa e sem conservantes. Pra quem quiser tentar, segue a receita:

GELÉIA DE CEREJA

Ingredientes:


- 1 1/2 xícara de cerejas frescas sem caroço e picadas grosseiramente
- 1 1/2 xícara de açúcar comum
- 1/2 maçã pequena sem casca ralada (a maçã tem pectina e dá corpo ao doce)
- sumo de 1/2 limão

Como fazer:

1. Numa panela, leve todos os ingredientes juntos ao fogo baixo, tomando muito cuidado para não deixar ferver vigorosamente.
2. Em fogo muito baixo, então, deixe a geléia tomar corpo.
3. O ponto da geléia não sei ao certo precisar. Mas quando passar uma colher de silicone no fundo da panela e a estiver em ponto de calda, pode desligar o fogo. É melhor que ela fique mais líquida, que é só deixar mais tempo depois, do que dura demais, que não tem solução (pelo menos que eu saiba). Somente depois de fria é que dá pra saber como ficou realmente.
4. Após arrefecer, guarde na geladeira em pote fechado. Ficou deliciosa no pão e também dizem que é uma boa misturar com iogurte natural.

Vale a pena!

Um comentário:

  1. Paula! Tá arrasando na cozinha, hein? Manda um pouquinho para cá!!! Beijos.

    ResponderExcluir