quinta-feira, 12 de março de 2009

Primeiro Dia de Aula

Como para tudo o que é novidade, estava bastante ansiosa por este dia. Tanto para ter alguma atividade que não a doméstica, quanto para conhecer pessoas.

Mas acho que primeiro dia de aula é igual em qualquer canto do mundo, para qualquer língua. Principalmente em cursos para estrangeiros. E aqui não seria diferente, a manhã passou entre apresentações, joguinhos para conhecer os colegas (daqueles bem bobinhos), um pouco de timidez e, é claro, muitos sotaques diferentes.

Tenho colegas de diversas partes do mundo e, por incrível que pareça, a maioria não é asiático. Tem gente de todo canto, Rússia, Itália, França, Argentina (sim, eles também estão por aqui!), Irã (eu acho que foi isso que ele disse) e, além de mim, mais duas colegas brasileiras. Uma delas de Fortaleza, outra de Belo Horizonte.

A turma é bem grande, em torno de 20 pessoas mais ou menos, e tem gente de todas as idades e as mais variadas razões para estarem ali. Das brasileiras, uma casou com um alemão e quer vir morar aqui, então precisa prestar uma prova de conhecimentos básicos da língua (eu prestei esta prova para o visto também) e a outra é Au Pair e veio ficar mais perto do namorado, holandês. Conversei também com as duas meninas russas. Uma delas está aqui acompanhando a mãe que está em tratamento médico. A outra conhece o Brasil (Rio e São Paulo, lógico), pois esteve lá a pouco tempo atrás. Adorou o Rio e odiou São Paulo. Acho que isso é unânime!

A aula foi super tranquila e como entrei no módulo inicial, o conteúdo também está bem acessível.

Quando estudamos no nosso país, normalmente as pessoas tem semelhantes objetivos, nivel social, cultural e financeiro. Neste tipo de curso o interessante é que vemos a diversidade que existe no mundo. Pessoas diferentes, com costumes diferentes, roupas diferentes, sotaques diferentes e dificuldades diferentes. Acho que esta é a parte que, ao menos no início, mais irá agregar valores para a minha vida.

Um comentário:

  1. Cara, que vontade de estar aí. A parte de integração deve ser o maior barato!
    Bjs mana!

    ResponderExcluir