quarta-feira, 15 de julho de 2009

Curso novo!

Esta semana começaram minhas aulas em um outro curso de alemão. E as expectativas são as melhores possíveis!

Estava fazendo o curso na Volkshochschule, que é uma espécie de "escola do povo". Esta instituição existe em toda a Alemanha e oferece diversos tipos de cursos (diversos mesmo!) a preços bastante acessíveis. São cursos de língua, de informática, de culinária, de desenho, e assim por diante.

Entrei nesta escola por diversos motivos: o preço realmente é o mais barato de todos os outros e é a mais conhecida, portanto a mais indicada. No início, sem conhecer quase nada da língua, é difícil avaliar se a escola é boa ou não. Mas com o tempo comecei a perceber alguns pontos negativos, principalmente em relação ao livro utilizado.

Conhecendo um pouco mais da língua e da cidade, comecei a procurar outras alternativas de curso. Também acabamos descobrindo que, para as pessoas que tem um visto de permanência por um longo período aqui na Alemanha, poderíamos solicitar ao governo o "Curso de Integração", um curso de língua alemã, que deve ser concluido em um tempo determinado (máx. 2 anos) e que custa menos da metade do curso oferecido pela Volkshochschule. Com a vantagem de existirem várias instituições conveniadas.

Com isso, acabei achando esta escola, com turmas menores. Além disso, meus colegas são, em sua maioria, jovens com o objetivo de entrar na universidade e/ou de trabalhar na sua área. Ou seja, objetivos semelhantes aos meus.... Estou achando tudo ótimo, pelo menos até agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário